ELEIÇÕES 2020: HORÁRIO DE VOTAÇÃO SERÁ AMPLIADO EM UMA HORA



Por causa da pandemia, urnas estarão abertas das 7h às 17h e terão horário preferencial para idosos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu ampliar o horário da eleição municipal deste ano. As urnas estarão abertas 1 hora mais cedo, das 7h às 17h. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (28). 

As três primeiras horas serão reservadas para eleitores com mais de 60 anos, considerado grupo de risco da Covid-19. As medidas foram tomadas para evitar aglomerações e diminuir possíveis contágios durante a votação para vereadores e prefeitos, que neste ano acontecerá nos dias 15 (primeiro turno) e 29 de novembro (segundo turno, caso ocorra).

Como medidas de segurança, a população deverá usar máscaras de proteção, além de higienizar as mãos na entrada e na saída. Devido à pandemia, este ano não haverá identificação por biometria.

Em pronunciamento do TSE, o ministro Luís Roberto Barroso destacou a importância da votação, garantindo "fazer todo o possível para conciliar, na maior medida, a saúde pública da população com as demandas da democracia". "É votando nas eleições municipais que você define o destino da sua cidade e, em última análise, os rumos do Brasil. Vote consciente", completou ele.

O horário foi estendido por análises de estatísticas do órgão e avaliação de consultorias técnicas e sanitárias de especialistas da Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e dos hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês.

Sbt


Nenhum comentário:

Postar um comentário