Nome de origem indígena, “Totoró” quer dizer - “lugar que tem água” e que também denomina o Pico, com 615 metros de altitude.
Em virtude do registro da primeira data de sesmaria em (1755) concedida ao primeiro Coronel de Cavalaria da Ribeira do Seridó, o Senhor Cipriano Lopes Galvão, consagrou por escrito o nome Totoró. O Coronel Cipriano Lopes Galvão migrou de Igarassu, Pernambuco, com sua esposa, Adriana de Vasconselos, filho e gado, fixou moradia e fundou fazenda de gado no Totoró após a Guerra dos Bárbaros.
Esse patrimônio histórico-cultural também permite a realização de trilhas que levam o visitante a conhecer a Pedra do Caju, a Pedra Furada e a Pedra do Sino que impressionam pelas suas formações e pelas inscrições rupestres ali existentes. O açude do Totoró, ao lado do pico, construído pela Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas, iniciado em maio de 1932 e inaugurado em 1933, completa a beleza do lugar.
Sua capacidade, quando em ponto de sangria é de 3.941.876 m³ d’água.
A área é rica em beleza natural, podendo ser utilizada como atração turística, fonte de pesquisa e encontro de lazer.
O grande significado histórico do Totoró reside no fato de ser a primeira data de sesmaria no município de Currais Novos e berço de seu povoamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário