SEU CHICO TOMAZ DO TOTORÓ

Se vivo estivesse neste 22 de agosto, estaria completando 95 anos hoje Seu Chico Tomaz do Totoró, um agricultor que conhecia como poucos a História de Currais Novos.

Irmão mais velhor de uma família de 07 irmãos, dividia as atividades do campo com as leituras, entrevistas e palestras que dava aos muitos estudantes que lhe visitavam, vindo de todas as regiões do estado, no alpendre da sua casa no Totoró. 

Por essa contribuição com a nossa memória, foi homenageado pela Escola Muncipal Cipriano Lopes Galvão no Desfile do Agricultor da Festa de Santana de 2017 e o seu nome foi escolhido pela Prefeitura de Currais Novos em 2004 para batizar o Monumento do Marco Zero da fundação do município - localizado exatamente onde ficavam os "currais velhos" de Dona Adriana de Holanda e de Cipriano Lopes Galvão, no Totoró.

De origem simples, Seu Chico Tomaz só pôde ir à escola durante um mês, pois naqueles tempos a luz que iluminava as salas de aula eram de lamparinas a base de querosene e a fumaça fez mal aos olhos dele.

Mesmo assim, transformou-se num pequeno gênio da Matemática, fazendo cálculos e tirando medidas de terras às vezes mais precisas do que as feitas por engenheiros - habilidade que lhe rendeu muitos convites de gestores e de fazendeiros, como o Doutor José Bezerra de Araújo, para demarcar terras em diversos municípios do Seridó e Trairi.

Seu Chico também cultivou algodão e tirou do "ouro branco" o sustento para criar a família de cinco filhos que formou com D. Branca, fundadora e zeladora da Capela de Santa Luzia.

Ele tinha o poder da palavra. Conhecia a Bíblia como poucos religiosos - e gostava de debater detalhes do Livro Sagrado com padres e pastores. Conhecia orações fortes para curar mordida de cobra, acalmar a chuva e era um Profeta Popular (acertava a previsão do tempo com base em muitas experiências que sabia fazer observando os fenômenos da natureza).

Cuidou do roçado que tinha nas margens do Açude do Totoró, que ele viu ser construído entre 1932 e 1933, até o dia em que faleceu (03 de setembro de 2004) de um infarto, aos 79 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário